metaverso

Metaverso: o que é

Curioso sobre o assunto do momento: Metaverso. O tema está em alta por representar um novo degrau da tecnologia no Mundo. Diversas empresas estão investindo em diferentes área e tecnologias que permitirão o acesso ao Metaverso. Entre eles, o Facebook, que por trocou sua nomenclatura para Meta (relacionado justamente ao Metaverso).

Essa mudança é relacionada ao futuro das redes sociais. No entanto, este conceito é muito maior! Atingindo todos os tipos de interações sociais realizadas na internet, e assim, abrindo infinitas possibilidades para a simbiose do universo digital e físico.

Mas, para que o esse universo Metaverso se torne realidade, diversas tecnologias e técnicas devem avançar muito mais. Para que isso aconteça, altos investimentos em criações de novos universos com Inteligência Artificial, técnicas de Visão Computacional e Realidade Virtual.

Como funciona o Metaverso?

Primeiramente, vamos entender o conceito Metaverso. A expressão foi criada na década de 90 na literatura cyberpunk, no livro “Snow Crash”, de Neal Stephenson.

Através de uma abordagem de ficção científica, a obra é construída através do Metaverso, uma realidade totalmente virtual em 3D. Onde pessoas reais são representadas por avatares.

Atualmente, a expressão METAVERSO é definida como a mistura entre o mundo digital e físico. Esse universo será implementado por meio do uso de várias tecnologias, como realidade virtual, redes sociais, realidade aumentada, criptomoeda, entre outras inovações.

O objetivo do Metaverso

De fato, construir uma espécie de internet 3D, onde a comunicação, entretenimento e business, irão existir de uma forma imersiva. Contudo ainda existem fatores que travam essa revolução.

Além disso, a socialização entre pessoas de outros países, experiências sem sair de casa, como por exemplo, comprar em uma loja virtual em 3D, como se você de fato estivesse no espaço físico. Além de participações a reuniões, eventos, com a mesma experiência presencial.

O que está acontecendo para o Metaverso sair do papel?

Quando falamos sobre este assunto, com certeza a imagem que vem a cabeça é o uso de óculos especiais para ambiente virtual, certo? Através de óculos VR, a experiência do Mundo Virtual é que pode acontecer.

Entretanto, o desenvolvimento de óculos especiais para atender a esse universo precisa acontecer. Empresas como o Meta, estão envolvidos no desenvolvimento do recurso. Fique preparado, pois em um futuro próximo, tecnologias relacionadas ao Metaverso chegarão.

A Horizons Workroom, está trabalhando em espaços de reuniões virtuais e em avatares capazes de interagir entre si, possibilitando um ambiente corporativo, bem como se as pessoas estivessem no mesmo local.

Por fim, a Microsoft também se posicionou quanto a este assunto, anunciou recentemente o Mesh for Microsoft Teams. Ferramenta que visa contribuir com a utilização do Metaverso.

Compartilhe este post

Posts relacionados